A identidade (também conhecida com RG) é um documento que substitui, na maioria dos casos, o documento de certidão de nascimento ou casamento. Com esse documento é possível provar o nome completo, a filiação, a idade da pessoa e a foto ainda ajuda em casos de dúvida sobre a pessoa ou em acidentes, por exemplo.
O documento de identidade não é de emissão nacional, mas estadual, ou seja, cada estado tem o seu órgão responsável para a emissão da primeira via do documento.
Em caso de perdas do documento de identidade, o individuo deverá procurar o mesmo lugar onde fez a primeira via para solicitar a segunda via. No entanto, existem alguns estados que disponibilizam a retirada da segunda via na internet.
Retirada 2° via em São Paulo
Assim como acontece em outros estados, quem mora no estado paulista deverá solicitar a segunda via do RG através da Secretaria de Segurança Pública, com uma taxa bem menor do que a cobrada no Rio de Janeiro, apenas R$9,00.
A solicitação da segunda via deverá ser feita somente nos postos autorizados, acesse o endereço para saber um pouco mais sobre a 2° via do RG em São Paulo: www.ssp.se.gov.br/index.php/emissao-da-carteira-de-identidade.
Retirada 2° via no Rio de Janeiro
Os moradores do estado do Rio de Janeiro devem procurar o DETRAN para solicitarem a segunda via do documento, pagamento uma taxa expressiva de R$27,00, que precisa ser emitida através do site do banco Bradesco, no endereço: www.bradesco.com.br/html/classic/produtos-servicos/outros/pagamentos.shtm. Depois de ter acessado a página, selecione o serviço DETRAN, seguido de DUDA e por fim “Identificação Civil”. O último passo é agendar um horário com o DETRAN.
Meu nome é Rodrigo Alves da Silva, casado, 32 anos, formado em Marketing Digital, sou editor e administrador do Escola Vonove desde sua criação em 2008.
Nascido e atualmente morando no município de Matelândia, PR.