Assim como o documento de Registro Geral (RG), o documento de Comprovante de Pessoa Física (CPF) pode ser tirado por pessoas de qualquer idade, inclusive para bebês e crianças, mas nesse caso fica óbvio a necessidade da solicitação pelos pais. Para isso, o interessado deve procurar os locais corretos e solicitar o documento ou fazer a emissão através da internet.
O documento de CPF é essencial para quem deseja fazer qualquer negociação que envolva uma instituição jurídica, pois é através dele que essa instituição saberá se o cliente tem restrições ou é um cliente bem visto pelo mercado.
Solicitação do documento de CPF para um menor de idade
Atualmente existem duas formas para um menor de idade retirar o CPF, mesmo não sendo obrigado pela Receita Federal. A primeira delas é através da internet, através do endereço eletrônico: https://www.receita.fazenda.gov.br/;
- Tendo acessado o site indicado acima, clique na opção “CPF”, seguido da opção “Inscrição para o CPF”;
- Na página seguinte, preencha o formulário completo com seus dados pessoais e envie o formulário;
- Na próxima página já deverá aparecer o comprovante de inscrição do CPF com o número. Imprima essa página e carregue sempre com você.
A segunda opção é ir pessoalmente até uma unidade do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e solicitar o documento de CPF. Se o cidadão optar por essa opção, deverá pagar uma taxa de emissão, no valor de R$5,70.
No ato da solicitação da inscrição é necessário levar o documento de identidade do menor e o RG de um dos responsáveis.
Para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento da Receita Federal, no telefone: 146.
Meu nome é Rodrigo Alves da Silva, casado, 32 anos, formado em Marketing Digital, sou editor e administrador do Escola Vonove desde sua criação em 2008.
Nascido e atualmente morando no município de Matelândia, PR.