Pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido falar em uma frase semelhante a esta: “Pagar aluguel é jogar dinheiro fora”. No entanto, isso não é totalmente verdade e neste texto eu vou te mostrar o porquê.
Caso você tenha o dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista, talvez seja mais rentável aplicar o valor e continuar no aluguel e usufruindo da diferença. Já parou para pensar nisso?
Todavia, você pode estar pensando em entrar em um financiamento de 20,30 anos e algo do tipo. Será que o investimento vai valer tanto a pena assim?
O objetivo deste texto é apresentar alguns prós e contras antes de considerar sair do aluguel e partir para a casa própria.
Nem sempre imóvel alugado é o mesmo que perder dinheiro
Voltando a introdução desta postagem, diferente do que muitos dizem, pagar aluguel nem sempre é a mesma coisa que jogar dinheiro no lixo. Sabe porquê?
Financiamento de imóvel: Suponhamos que o banco aprovou um empréstimo para você comprar a tão sonhada casa e sair do aluguel. No entanto, a casa que à vista custaria R$500 mil, por exemplo, passa a custar até 3 vezes mais após a quitação.
Dinheiro para compra: Em outra situação, você tem guardado os R$500 mil para fazer a compra do imóvel. Neste caso, você pode fazer a compra e sair do aluguel ou fazer um investimento e manter o dinheiro, sacar o valor da rentabilidade, pagar o aluguel mensalmente e talvez até sobrar uma grana extra.
Casa própria não é investimento
Outro motivo para você pensar duas vezes antes de sair do aluguel é que casa própria não é investimento. Chocado?
Após a aquisição do bem, você precisará fazer manutenção quando necessário, pagar o IPTU anualmente e outras situações que podem ocorrer. Ou seja, ter uma casa própria é para manter a família bem e não uma forma de investimento.
Prova disso é a dificuldade para conseguir vender uma casa.
Pontos positivos em alugar uma casa
A principal vantagem é que mesmo sem ter condições para comprar uma casa é possível viver em uma boa casa pagando aluguel. A opção de ser inquilino é recomendável para estudantes, profissionais iniciantes e casais recém-casados. Sem falar que funcionários podem ser transferidos de uma filial para outra apenas trocando de casa.
Na hora de resolver comprar um imóvel, deve-se levar em conta a verdadeira necessidade da compra, ou seja, quanto tempo o indivíduo pretende morar na cidade que ele paga aluguel, tempo pagando o financiamento, dentre outros fatores.
O aluguel também é uma excelente forma para você conhecer outra cidade. Durante esse período, o inquilino pode avaliar se a cidade, bairro e afins é do jeito que ele estava imaginando.
Como escolher uma boa casa ou apartamento para alugar
Primeiramente, caso o orçamento seja curto, você precisa fazer um bom planejamento financeiro. Dessa forma, leve em consideração as contas que você já tem, valor de gastos fixos com o aluguel, luz, água, telefone, gás e assim por diante.
Fazendo um bom planejamento, você não correrá o risco de der que procurar por empréstimos ou alugueis mais baratos no meio do caminho.
Depois de avaliar quanto você está disposto ou pode pagar, a casa alugada deve estar em condições boas, sem vazamentos, mofo, infiltrações e outras coisas relacionadas.
Por fim, faça uma boa leitura do contrato e veja o que está incluso e o que não faz parte do acordo. Desse modo, você saberá exatamente quais serão os seus direitos e deveres como inquilino.
Meu nome é Rodrigo Alves da Silva, casado, 32 anos, formado em Marketing Digital, sou editor e administrador do Escola Vonove desde sua criação em 2008.
Nascido e atualmente morando no município de Matelândia, PR.