A Copel é a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica para todo o estado do Paraná. A mesma também é responsável por fazer o desligamento e religamento do fornecimento por falta de pagamento ou por quedas bruscas.
O interrompimento da energia Copel ocorre por três motivos, o primeiro e mais comum é por falta de pagamento da fatura, que por lei pode ser feito somente após a emissão de uma fatura de reaviso. Há também quedas do serviço por acidente de causas naturais, como vendavais ou tempestades, e desligamento programado.
Seja qual for o motivo, nessa postagem, esclareceremos todas as suas dúvidas de como solicitar o religamento Copel. Todavia, se você quer fazer um novo pedido de ligamento, acesse esse link.
Interrupção do serviço por falta de pagamento
A falta de pagamento de faturas é o principal motivo para o desligamento da energia em uma residência. Todavia, o corte somente pode acontecer se o morador já recebeu uma fatura de reaviso.
Após a notificação de reaviso, a empresa ainda precisa disponibilizar mais 15 dias para que o pagamento seja realizado. Caso o mesmo não seja identificado, o corte do fornecimento é realizado.
O religamento copel acontece após o pagamento da fatura mais antiga. Caso você não tenha mais o boleto, você ainda poderá fazer a emissão da segunda via da fatura Copel para restabelecer o serviço.
Após o pagamento da fatura, entre em contato com a central de atendimento pelo telefone: 0800 51 00 116 ou faça o pedido através do aplicativo da Copel.
Religamento Copel pelo site
Para solicitar o religamento de energia Copel através da internet é preciso ser cadastrado no site, mas é bem simples.
- Na página de autenticação, informe o número da unidade consumidora (está disponível no talão) e o número do seu documento de CPF ou CNPJ e clique em entrar;
- Caso você já tenha cadastro, o sistema irá te pedir a senha. Caso contrário, informe um endereço de e-mail, data de nascimento e outras informações solicitadas para continuar;
- Após estar logado na página da Copel, selecione a opção “Registrar falta de luz”;
- Na página seguinte, você poderá ler algumas situações onde não é necessário ligar para a central. Por exemplo: checar se todos da sua rua estão sem energia, queda no disjuntor e outras;
- Se mesmo após ler as recomendações você e sua família continuam sem energia, preencha o formulário com o número da unidade consumidora e o número de um telefone celular válido;
- Pronto! Você já informou a copel que está sem energia.
Percebeu que nas orientações não falam nada sobre corte da luz por falta de pagamento? Nesse caso em especial é preciso ligar para a central de atendimento.
Solicitar religamento Copel pelo aplicativo
Se utilizar o telefone celular para fazer ligações já ficou no passado para você, esse tutorial de como fazer a solicitação de religamento Copel através do aplicativo vai ser útil para você. Confira:
- Passo 1: Na tela principal do seu smartphone, procure a loja de aplicativos. Na loja, busque pelo termo “Copel” e baixe o app correspondente a pesquisa;
- Passo 2: Após instalar o aplicativo no seu aparelho. Abra o mesmo e clique em “informar falta de luz”;
- Passo 3: Clique no botão + para adicionar um novo cliente copel;
- Passo 4: Insira o número do CPF ou CNPJ do titular da conta. Se esse for o seu primeiro acesso, informe um endereço de e-mail para acessos futuros, data de nascimento e uma senha. Por outro lado, se você já realizou o cadastro, informe o seu e-mail e senha;
- Passo 5: Após confirmar o acesso, selecione a unidade consumidora que está sem energia e solicite o religamento. No entanto, se o corte foi realizado por falta de pagamento será necessário a quitação dos débitos vencidos.
Falta de energia por desligamento acidental
Diferente do desligamento Copel por falta de pagamento, o desligamento acidental ocorre por causas naturais, tais como: queda de árvores, chuvas fortes, ventos, mas também pode acontecer por acidentes com veículos, dentre outras causas.
Assim como acontece no religamento da energia por falta de pagamento, para que o serviço Copel seja religado o mais rápido possível, o proprietário pode ligar gratuitamente para o telefone: 0800 51 00 116.
O aplicativo também funciona muito bem, mas caso você prefira falta com alguém, ligar para o 0800 é a melhor opção.
Desligamento programado da Copel
Nessa terceira situação, o desligamento é proposital, mas com um único objetivo, trazer melhorias para a população.
É importante destacar que os desligamentos não são aleatórios, a empresa é obrigada a fazer anúncios antecedendo a ação em jornais, televisão, rádios e etc, vale ficar atento ao noticiário.
Você também pode consultar as datas de desligamento automático da Copel através do site: https://www.copel.com/desligamentos/, digitando o número da sua unidade consumidora ou escolhendo um município na lista suspensa.
A Copel tem sedes espalhadas por todo o estado, mas a matriz está localizada em Curitiba, na Rua Coronel Dulcídio, 800.
Meu nome é Rodrigo Alves da Silva, casado, 32 anos, formado em Marketing Digital, sou editor e administrador do Escola Vonove desde sua criação em 2008.
Nascido e atualmente morando no município de Matelândia, PR.