Saber o que é e onde encontrar o número da CTPS (Carteira de trabalho e Previdência Social) é fundamental para todo trabalhador brasileiro.
A CTPS é um documento que registra toda a vida do cidadão trabalhador. Através dela, a pessoa tem acesso a todo histórico de trabalho e da vida profissional daquele trabalhador.
Informações bem simples, tais como:
- Remuneração, benefícios, salários;
- Data de admissão e demissão dos contratos de trabalho;
- Empresa contratante;
- Funções;
- Experiência profissional.
Esse documento registra todos os dados relativos à experiência de trabalho que o profissional possui ou ainda possuirá na vida.
Se o funcionário não estiver inscrito na CTPS, não deve iniciar o trabalho. Além disso, você deve tomar notas quando se inscreve, quando é demitido, quando precisa apresentar comprovante à Administração da Previdência Social ou quando o funcionário o solicita.
Para que serve a CTPS?
Conforme mencionado acima, a CTPS pode ser utilizada como meio de prova para os profissionais relacionados ao seu trabalho atual.
Portanto, pode-se dizer que a CTPS é o documento mais importante na carreira de um trabalhador. Além de proteger seus direitos, também pode ser utilizado como meio de prova nos mais diversos casos.
Além disso, é claro que a manutenção de vínculo empregatício entre pessoa física e jurídica que não conste na carteira pode ser considerada crime e traz consequências adversas para ambas as partes.
Como descobrir o número da CTPS?
O número da CTPS ou Carteira de trabalho digital fica registrado ao lado da sua foto no documento e pode ser consultada diretamente pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.
Como consultar o Número CTPS online
A consulta do número da CTPS pela internet pode ser realizada facilmente pelo site oficial da CEF. Para isso, tenha em mãos o número do seu documento de CPF, data de nascimento e o número de inscrição do NIS/PIS, essa informação geralmente está na carteira de trabalho física.
Como proceder?
- Primeiramente, acesse o link oficial da Caixa Econômica Federal;
- Se já for cadastrado, insira os dígitos do seu NIS ou PIS, juntamente com a senha;
- Se for o seu primeiro acesso, clique no botão “Cadastrar senha” e insira os dados exigidos;
- Clique em “Extrato completo” na aba FGTS;
- Pronto, agora você será encaminhado para o seu extrato completo do FGTS, além de consultar o número da CTPS e outras informações.
O site que você entrou é de suma importância para a vida do trabalhador registrado. Além de verificar o número da CTPS, ainda pode ver o saldo do FGTS, data de admissão, mudanças de salário e outros.
CTPS Digital 2021
O governo brasileiro estabeleceu a digitalização do processo há vários anos. A maior motivação é o e-Social, sistema que coleta informações sobre contratos de trabalho.
O que isto significa? Esta é outra etapa na organização e compartilhamento de informações. Por isso, a carteira de trabalho digital vem para substituir o modelo físico e deve aumentar sua participação nos próximos anos.
A iniciativa está em linha com as medidas do Governo Federal para digitalizar processos e fortalecer o controle das informações. O e-Social é apenas um dos principais exemplos. Para empresas que modificaram seus processos para incluir o e-Social, as mudanças são mínimas.
Nesse caso, a CTPS digital utiliza apenas as informações geradas pelo sistema unificado. Isso significa que, por exemplo, mudanças de cargo, salário ou carga horária são informações transmitidas automaticamente.
Desta forma, a carteira de trabalho será atualizada. A nova autorização de trabalho está em conformidade com as regras da reforma trabalhista.
É um documento usado para registrar a sua vida na previdência social.
Dessa forma, os funcionários podem controlar melhor seus próprios dados e podem desenvolver planos de previdência privada, conforme necessário.
CTPS Digital impacta as empresas?
A combinação de trabalhos online simplifica o desempenho do departamento de pessoal. Um dos motivos é usar o CPF como identificador universal. Em outras palavras, o número do PIS não é mais usado.
Portanto, as empresas que ainda não digitalizaram seus processos precisam se adaptar a essa nova realidade. O ideal é fazer os ajustes necessários no e-Social, pois o sistema realiza a unificação das informações. Antes que esse processo ocorra, os dados CTPS não serão mais transmitidos, o que requer o registro manual do DP.
Um dos principais benefícios da CTPS digital é justamente otimizar o trabalho diário do departamento de pessoal. Se antes a empresa só executava processos quando necessário, as atualizações automáticas agora garantem economia de tempo.
Isso significa aumentar a produtividade da empresa e aumentar o controle e o registro de informações dos funcionários. Isso porque ele acompanha as mudanças nas questões contratuais, pode facilmente resolver dúvidas e ligar para a empresa quando necessário.
Além disso, a CTPS digital não retira nem altera os direitos dos trabalhadores. Isso só vai melhorar a segurança e a transparência do processo. Como resultado, a incidência de fraude e burocracia, bem como a taxa de registro de novos funcionários na empresa, diminuiu.
Meu nome é Rodrigo Alves da Silva, casado, 32 anos, formado em Marketing Digital, sou editor e administrador do Escola Vonove desde sua criação em 2008.
Nascido e atualmente morando no município de Matelândia, PR.