Um dos principais motivos para querer comprar um ar condicionado portátil é a possibilidade de resfriar qualquer comodo da casa ou até mesmo levar o aparelho para qualquer lugar que se vá. No entanto, nem tudo é do jeito que gostaríamos que fosse.
Neste texto, traremos responderemos as dúvidas mais comuns, como: Ar condicionado portátil vale a pena ou gasta mais energia?. Ou seja, dúvidas comuns.
Apesar de ser portátil, o aparelho muito vezes se mostra tão fixo quanto as versões split ou de janela, porque é preciso utilizar uma mangueira para fazer a troca do ar externo e interno.
Ar condicionado portátil gela?
Sim. O ar condicionado portátil gela, mas perde um pouco de desempenho se comparado com as versões split ou janela.
Pensando em desempenho, recomenda-se sempre comprar um modelo um pouco mais forte para os cômodos em que se pretende utiliza-lo. Em um quarto que se necessite 9 mil Btus, é preciso adquirir um modelo de 10 mil Btus. Lembrando que um modelo de 9 também gela o comodo.
Veja também: Como acabar o chulé
Ar condicionado portátil gasta mais?
Sim. Se quando a pergunta é desempenho ele perde para as outras versões, quando o tema é gastar mais energia, o ar condicionado portátil sai na frente.
Se você já possui um aparelho de ar condicionado em sua casa e deseja substitui-lo ou ter um novo, vai perceber um aumento na sua conta de energia, além daquele normal pelo uso de um novo aparelho de ar. Entretanto, é a opção mais recomendada para casas na fazendo, por exemplo.
Faz muito barulho?
Essa é uma pergunta que depende muito de pessoa para pessoa. Alguns se incomodam com o tic tac do relógio na hora de dormir, essa pessoa com certeza vai se incomodar com o barulho do portátil.
Se comparado com um ventilador, o ar condicionado portátil pode ser mais barulhento, mas para mim é um barulho que da pra se acostumar.
Agora se você pensar no barulho que a caixa externa de um split faz, o portátil não chega a tanto, existem algumas versões que o seu diferencial é o barulho emitido.
Ar condicionado portátil é ideal para mim?
Lendo os três tópicos acima, você percebe que o a versão portátil consome mais, faz mais barulho e gela menos que um aparelho comum. O que pode me atrair nele?
Existem algumas situações em que somente o portátil serve, como é o caso de um comodo onde não se é possível fazer a instalação de um aparelho de ar condicionado tradicional, seja por falta de espaço, leis da prefeitura, casa de praia ou de campo que não vale a pena ter um ar instalado, dentre outros.
São situações especiais em que a compra de um aparelho portátil é ideal, agora se você apenas deseja comprar um aparelho somente pela palavra portátil, NÃO VALE A PENA!
Veja abaixo o quão portátil ele é:
Vantagens
- Pode se instalado em locais onde um fixo não é possível;
- Gela ou aquece;
- Tem opções 127v ou 220v;
Desvantagens
- Muitas vezes é barulhento, mas a versão de janela é mais;
- Gasta mais energia;
- Precisa de uma mangueira externa para funcionar;
- Tem que trocar a água da bacia, se não ele desliga.
Na minha opinião, não faz muito diferença de marcas, algumas podem fazer menos barulho ou gastar menos energia, mas o fundamento é o mesmo, se der para instalar um split, instale.
Temos um texto que ensina como instalar um ar-condicionado de parede em casa.
Meu nome é Rodrigo Alves da Silva, casado, 32 anos, formado em Marketing Digital, sou editor e administrador do Escola Vonove desde sua criação em 2008.
Nascido e atualmente morando no município de Matelândia, PR.