As eleições acontecem a cada dois anos, alternando entre votações para cadeiras municipais e estaduais/federais. Além disso, todos os brasileiros maiores de 18 anos são obrigados a tirar seu título de eleitor e participar de todas as eleições desse tipo. Os jovens de 16 e 17 anos também podem retirar o seu título, mas os mesmos não tem obrigação de votar.
A primeira via do documento pode ser retirada no cartório eleitoral de sua cidade, levando alguns documentos simples, como identidade, comprovante de renda e CPF. Agora se o seu desejo é retirar a segunda via, acompanhe o texto.
SEGUNDA VIA DO TÍTULO DE ELEITOR
Existem várias razões para se solicitar uma segunda via do título de eleitor ou qualquer outro documento, seja por perda, roubo, documento molhado e outros.
Para solicitar a segunda via é praticamente a mesma coisa que pedir a primeira. O requisitante deverá comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade ou região e mostrar interesse na segunda via do título. Em seguida, será necessário apresentar algum documento com foto, que pode ser a identidade, a carteira de motorista, carteira de trabalho, o único não aceito é o passaporte.
DICA: Não é necessário estar com o título eleitoral em mãos para votar, basta que você saiba o número da zona e seção eleitoral e apresente um documento oficial com foto.
Meu nome é Rodrigo Alves da Silva, casado, 32 anos, formado em Marketing Digital, sou editor e administrador do Escola Vonove desde sua criação em 2008.
Nascido e atualmente morando no município de Matelândia, PR.